Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Jogadores (players)

Após algumas pesquisas deixo abaixo, de maneira bem clara e didática, breves considerações acerca das posições adotadas para os atletas de futebol e suas devidas qualidades necessárias para cada posição.

Vale salientar que essas  posições abaixo, junto com suas devidas qualidades necessárias, podem sofrer variações sob efeito da estratégia adotada para o grupo/equipe ou até mesmo do próprio perfil de treinador, portanto o adotado para esta explanação foi com base em LEAL (2001 - ver em "PESQUISA" http://pcnogramado.blogspot.com/2011_04_01_archive.html);

São elas:

GOLEIRO



Ser goleiro exige um certo talento, ou ao menos alguma técnica. De todos os outros jogadores é o que permanece menos tempo com a bola, na maioria das vezes este tempo são milésimos de segundo somados, e provavelmente o que mais a deseja longe de si.

Técnicas Dominantes

Um goleiro de Futebol deve ter uma boa percepção de espaço e tempo além de aguçada velocidade de reação para defender sua meta. Um bom goleiro também deve entregar ou repor bem a bola em jogo para os seus companheiros.

Capacidades Físicas

Em geral o goleiro de futebol deve ter uma boa altura, entre 180-200cm,- lógico! Não desconsidero alguns grandes goleiros com estaturas mais baixas, porém de acordo com a literatura abaixo desta estatura padrão restam raras exceções. Além de uma boa envergadura, o goleiro deve uma ótima impulsão vertical. Em geral são vigorosos e dotados de grande massa muscular.

Função Defensiva

A principal função defensiva do goleiro é a de defender sua meta, mas também é função do goleiro organizar e liderar sua defesa tanto em bola rolando quanto em bola parada (cobranças de faltas e tiros de canto)

Função Ofensiva

Lançar, arremessar ou mesmo passar a bola com direção. A literatura considera esta ação do goleiro como a de primeiro atacante ou de onde foi tomada a primeira iniciativa de ataque da equipe.

Psicológico

Um bom goleiro tem por característica principal a tranquilidade e a confiança. Estes juntos passam segurança para o resto do time. Outros atributos são a dedicação, valentia, espírito de liderança e a dedicação.


LATERAL

Esse jogador varia muito sua função a depender da estratégia do time. Em geral são velozes devido a sua constante transição da defesa para o ataque e passam a bola muito bem. Frequentemente, quando um lateral avança, o outro compõe a linha de defesa com os centrais. Se ambos avançarem, é provável que o volante acompanhe os centrais atrás.

Técnicas Dominantes

Um bom lateral possui ótimo domínio de bola, excelente nos passes de longas e curtas distâncias, no desarme e na antecipação.

Características Físicas

A estatura para o lateral é pouco relevante. Novamente vai depender estratégia e esquema tático aplicado pela equipe. Em geral são fortes, com vigorosa massa muscular e de baixa estatura.

Função defensiva

Na defesa esse jogador deve estar sempre atento para a antecipar jogadas adversárias, marcação, cobertura e ao desarme. Além de, também criar superioridade numérica no setor defensivo só que dificultando a opção de passe do adversário.

Função Ofensiva

A principal função de um lateral é a transição e saída de bola da defesa para o ataque. O lateral cria situações de superioridade numérica sobre o adversário aumentando a possibilidade de troca de passes e posse de bola no setor ofensivo.

Psicológico

O lateral deve ser valente e agressivo. Pela sua confiança, perseverança, seu espírito de liderança e sua constante transição da defesa para o ataque costuma ser confiado a esse jogador posto de capitão da equipe.

ZAGUEIRO

É o jogador que ocupa a posição entre a linha média e o gol. É considerado pela literatura o principal jogador do setor defensivo.

Técnicas Dominantes

O zagueiro deve ter uma ótima percepção de espaço e tempo para executar antecipação de jogadas  adversárias e desarmes. Um bom passe, cabeceio (bom no jogo aéreo) e destreza nos rebates e rechaço para impedir ou atrasar jogadas adversárias também são marcante neste jogador.

Características Físicas

Em geral são altos, que lhe permite disputar mais facilmente as bolas aéreas, porém essa característica pode variar em respeito à estratégia ou esquema tático da equipe. De marcante a vigorosa massa muscular, que lhe garante forças para executar desarmes.

Função Defensiva

Na defesa o zagueiro deve conter e afastar as situações de perigo através da antecipação do desarme e da cobertura. Pela sua alta estatura, está sempre presenta na composição da barreira nas cobranças de falta adversárias.

Função Ofensiva

A principal função deste jogador no setor ofensivo está na presença na área adversária nas jogadas de bola parada (faltas e tiros de canto) podendo estar em alguns momentos povoando o setor ofensivo nos ataque e contra ataques e no apoio da manutenção da posse de bola.

Psicológico

O zagueiro deve ser decidido, combativo e valente.

MEIO CAMPISTA

Existem vários subsetores adotados para este jogador. A depender do esquema tático da equipe e do estilo do jogo do atleta, o jogador desta posição pode ser: volante, ala (na ausência dos laterais – esquema 1-3-5-2 por exemplo), meio campo de contenção e meio campo avançado (ou meia atacante). O meio campista tem a função de ligar a defesa com o ataque e criar as principais jogadas da equipe.

Técnicas Dominantes

Esse jogador deve possuir um bom domínio de bola, um bom passe e excelente em finalização de média e longa distância. Outras características marcantes deste jogador é a finta e o drible bastante presente, principalmente, nos meio campistas mais ofensivos. Nos defensivos o desarme e os passes curtos e longos.

Características Físicas

A estatura e o tipo físico deste jogador é pouco importante e varia de acordo com o subgrupo empregado pelo esquema tático da equipe.

Função Defensiva

Em situação de defesa esse jogador tem a função de combater as iniciativas de organização do ataque adversário. Na defesa esse jogador cria situações de superioridade numérica no setor defensivo, sendo importante na antecipação, marcação, bloqueio e desarme nas laterais e meio de campo.

Função Ofensiva

O meio campista é marcante na manutenção da posse de bola para criar situação de ataque, contra ataque e de superioridade numérica.

Psicológico

O meio campista deve ser centrado, tranquilo, ter espírito de liderança.

ATACANTES

O atacante é o jogador mais avançado, em termo de ofensividade, do futebol. Geralmente, cabe a ele a função de fazer gols ou o chamado “último passe” para o companheiro em melhores condições para um arremate (finalização). A colocação deste jogador em campo pode ser bem variada, mas em geral divide-se o Atacante em outras duas posições, que desempenham funções e características bem distintas: Os Pontas e os Centroavantes.

PONTA


Os pontas, também chamados de Extremos ou Ponteiros por ocuparem os setor extremos ofensivos do campo são responsáveis pelas jogadas pelas laterais do campo através de cruzamentos e pelas finalizações e tentativas de converter gols. Geralmente são jogadores de grande explosão, facilidade de condução da bola além de bons dribladores.

Técnicas Dominantes

Esse Jogador deve possuir uma ótima condução de bola, uma boa movimentação na realização de fintas e percepção de espaço e tempo. O Ponta também necessita ter um bom chute e realizar bons cruzamentos.

Características Físicas

Em geral, os pontas possuem estatura de mediana a baixa, variando também no seu tipo físico tendo os jogadores mais franzinos mais facilidade nas fintas e dribles.

Função Defensiva

A função defensiva deste jogador foca na interceptação de armações de jogadas da defesa para o ataque marcando o avanço com bola dos laterais.

Função Ofensiva

Na função ofensiva o Ponta é, geralmente, responsável pela finalização através da penetração e superação da defesa adversária pelas laterais de campo.

Psicológico

Os pontos Psicológicos do Ponteiro são a combatividade, confiança, agressividade e a Perseverança.

CENTROAVANTE


Um termo mais em desuso deste jogador era o chamado Ponta de Lança, termo este que ainda cabe para os dias atuais pelo fato deste jogador ser o mais próximo da meta adversária. Este jogador tem por principal finalidade marcar gols, mesmo que este ocupe uma função que o caracterize como pivô (distribuidor de bolas pelos lados), geralmente, são a esses jogadores dados o titulo de “Matador”.

Técnicas Dominantes

Este jogador deve dominar bastante os fundamentos passe, chute e domínio de bola. Além de ser um bom driblador, possuir uma boa movimentação e ser um bom cabeceador.

Características físicas

O centro avante costuma ser bastante forte, visto que este jogador possui uma maior atenção da defesa adversária e uma boa altura, pois a ele cabe, salvo exceções, a função de finalizar em jogadas ofensivas de bolas aéreas.

Função Defensiva

A função defensiva deste jogador é de combater os defensores adversários na saída de bola, marcar presença e lutar na chamada “segunda bola” (quando o goleiro repõe a bola e ela fica “sem dono” no primeiro combate, que é chamado de primeira bola, o segundo combate é chamado de primeira bola) quando esta estiver próxima do seu setor.

Psicológico

O Centroavante deve ser decidido, agressivo e valente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário