Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2011

Um Futebol Espetacular - O Futebol para cegos ( One soccer spectacular - The soccer for blinds)

                           A magia nos pés de quem não vê, mas sente a paixão pelo futebol.


Nenhum esporte no mundo desperta tanto interesse popular quanto o futebol. Sua principal competição, a Copa do Mundo, reúne, desde a fase de classificação, cerca de 130 países e milhões de espectadores no mais importante evento do mundo esportivo. Somos o País penta campeão mundial com uma história de dar orgulho sendo a única nação a participar de todas as copas do mundo.

Mas alguém ai já ouviu falar no Futebol de cegos? Ou sabia que o Brasil é uma potência nesse esporte?

O futebol de cinco, também conhecido como futebol de cegos ou Futsal de cegos, têm suas origens por volta dos anos 50 onde se tem relatos de jogos semelhantes ao futebol praticados por deficientes visuais se utilizando de latas e outro objetos.

No brasil, em 1978 nas Olimpíadas das APAEs (Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais) em Natal/RN, aconteceu o primeiro campeonato de futebol com jogadores deficientes visuais.
Em 1984 surge a Copa Brasil para Deficientes Visuais, realizada em São Paulo, daí então o esporte começou a ser conhecido e praticado, porém timidamente e sem recursos, problemas que perduram até os dias de hoje.

Das quatro edições da Copa América de Futebol de Cinco, os brasileiros trouxeram três ouros: Assunção (1997), Paulínia (2001) e Bogotá (2003). Em Buenos Aires (1999), o título não veio, mas os brasileiros chegaram a ganhar dos argentinos, rivalidade que também perdura nesse esporte.
 
Em 1998, o Brasil sediou o primeiro Mundial de futebol e levou o título. Dois anos depois, em Jerez de la Frontera, na Espanha, a seleção se sagrou campeã novamente. Em Atenas (2004) a seleção masculina brasileira estreou nos Jogos Paraolímpicos e conquistou a medalha de ouro numa vitória sobre a Argentina por 3 a 2, nos pênaltis. No Parapan do Rio de Janeiro, em 2007, o Brasil ficou em primeiro lugar.


O esporte, organizado pela IBSA - International Blind Sports Federation, é jogado com regras modificadas da FIFA.No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Deportos para Cegos (CBDC).

REGRAS

O futebol de cinco é exclusivo para cegos ou deficientes visuais. As partidas normalmente são em uma quadra de futsal adaptada, mas desde os Jogos Paraolímpicos de Atenas (realizado em 2004) também têm sido praticadas em campos de grama sintética. Junto às linhas laterais, são colocadas bandas que impedem que a bola saia do campo (semelhante ao Showball para quem conhece) elas também auxiliam a guiam os jogadores.

Cada time é formado por cinco jogadores – um goleiro e quatro na linha. O goleiro é o único praticante que possui visão total (ele joga numa área reduzida, de 5mX2m)

Diferente dos estádios com a torcida gritando, as partidas de futebol de cinco são silenciosas, em locais sem eco. A torcida só pode se manifestar depois de jogadas concluídas. A bola tem guizos internos para que os atletas consigam localizá-la através do som e, geralmente os jogadores emitem sons ou gritam para se encontrarem no campo. Ainda possui um guia, conhecido como “chamador”, que se posiciona atrás da meta adversária e orienta os atletas sobre posições e para onde devem chutar a bola, por exemplo.

Todos os jogadores são obrigados a utilizarem vendas estando todos em iguais condições. O jogador que tocar na venda é punido com falta, sendo sujeito à expulsão num total de cinco infrações (de qualquer natureza no jogo). Em caso de expulsão o atleta é substituído por outro.  As partidas oficiais possuem dois tempos de 25 minutos e intervalo de 10 minutos.

O Futebol de Cinco ainda é também chamado de Futebol B1, pois apenas atletas pertencentes a classe B1 das regras da IBSA podem participar dele.

B1 - Totalmente cego ou incapaz de perceber a forma de uma mão a qualquer distância ou direção.

B2 – Possui visão parcial, capaz de reconhecer a forma de uma mão e possuidor de acuidade visual de até 2/60 ou campo visual menor que 5 graus.

B3 - Visão parcial, acuidade visual entre 2/60 e 6/60 e campo visual entre 5 e 20 graus


ESPERANÇA
 
Em 2010 a seleção brasileira de futebol de cinco para cegos sagrou-se tricampeã mundial. O Brasil venceu a Espanha por 2 a 0 na decisão, em Hereford, na Inglaterra, garantindo o título e a vaga nas Paraolimpíadas de Londres-2012. Neste mesmo ano Jefinho, com 20 anos, foi eleito o melhor jogador da modalidade. Com essa vitória a Seleção espera ter um maior estimulo para crescimento do futebol para cegos


E com esse post espero ter contribuído para a divulgação deste esporte deslumbrante.



Segue abaixo alguns links onde é possível encontrar algumas notícias sobre o Futebol de Cinco:

http://www.apecnet.com.br (Associação Pernambucana de Cegos)
http://www.cbdc.org.br  (Confederação Brasileira de Desportos para Cegos)

Um comentário:

  1. Isso se chama inclusão!
    Eu me arrepio todinha quando vejo! É o maximo, parabens pelo blog!

    ResponderExcluir