Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A subjetividade no Futebol (The subjectivity in the Soccer)


Olá leitores! Abaixo trago um breve texto sobre o Futebol num olhar diferente.
Um pouco sobre minha linha de Pesquisa.

A subjetividade no Futebol

É comum tratarmos os gestos esportivos encontrados no futebol de maneira mecanicista, fazemos referência do gesto pelo gesto e, por muitas vezes não nos damos conta que, por muitas vezes, o movimento realizado foi dotado de pensamentos, reflexões e até sentimentos e emoções.


O gesto desportivo e, neste caso, não só o do Futebol, mas de qualquer esporte, não se reduz apenas ao movimento biomecânico. Qualquer animal pode fazer funcionar seus músculos e oxigenar seus pulmões. É importante lembrar que o que caracteriza o desporto como tal é que nele se constitui um verdadeiro campo de força emocional, uma chamada constante ao imaginário e, no caso do futebol e de outros tantos esportes, “O imaginário Coletivo”.

Quando falamos da manifestação gestual inerente desse esporte entramos numa subjetividade que não é só o chute, o passe, o movimento corporal. Vale a seriedade de tratar os atuantes desta área não como uma máquina escolhida para exercer uma função em certo contexto, mas como homens de maneira integrada. Não se pode considerar o homem separado de seu corpo.

É por esse motivo que o futebol não se resume à técnica ou tática perfeita. É preciso levar em conta os aspectos subjetivos e estudar tratar o homem atleta em sua totalidade. Ter uma equipe batedora de recordes em condições de treino não garante a sua vitória numa condição de competição. A técnica não é nada mais que academicismo caso não habite o espírito.

Em consonância ao descrito acima, por trás da técnica mais refinada, em uma situação real tem sempre um ser humano que decide, que escolhe, que duvida e se alegra.

Isso é Futebol!!!
Pablo Carvalho

Deixo aqui meus agradecimentos a Prof. Dra. Clara Silvestre

Um comentário:

  1. Os muúsculos por músculos são musculos capazes de praticar qualquer movimento inerente ao músculo. O músculo como músculo é simplesmente um músculo.O exelente desempenho do músculo não parte tão somente dele, o extraordinário, o diferenciado,o transcedental é resultado naquele cuja o nome é: O homem.
    O músculo vai ta la, podendo ser treinado quanto horas forem possiveis por dia. Mas numa partida de futebol, num jogo de volei, e em qualquer outro esporto, o uso desse ou daquele, o freio ou a carrera, o pulo ou o drible,quem decide é o jogador.
    Bom jogador nao sao os musculos, é todo um preparo fisico, emocional, tecnico e dinamico do homem jogador.
    É por isso que hoje em dia os grandes clubes de futebol contratam psicólogos, consultores,opninadores e diversos outros profissionais que tratam o futebol como algo complexo, e nao simplesmente músculo.


    Muito massa pablo!
    espero vc na pelada, onde esses jogadores completos nao existem, e os gols sao provenientes de atos nao pensados, mas sao gols, assauhasuhashashuashuashas

    abraçao

    ResponderExcluir